terça-feira, 27 de março de 2012

Saiba estudar


Olá pessoal! Como dito no primeiro post, eu nem sempre fui uma boa aluna. Sabem qual o principal motivo disso? Eu não sabia estudar!

Acredito que esse seja o maior problema das pessoas que ficam frustradas com os estudos. As pessoas acabam odiando estudar, porque não vêem resultados positivos quando o fazem. Muitas pessoas falam que estudam e mesmo assim tiram notas baixas. Muitas desistem até de tentar estudar porque acreditam que o resultado acaba sendo o mesmo. Acontece que quando você aprende a estudar e ve resultados positvos, você acaba estudando com prazer.

No início é difícil, você ficar parado ali folheando um caderno ou livro por determinado período. A verdade é que toda mudança nos deixa com desconforto. É necessário criar um hábito.

Primeiramente você deve pensar no seu objetivo (você precisará de foco). Você pode ter variados objetivos: conseguir os melhores empregos, passar em concursos, ser alguém admirável, útil.

Uma das coisas que o estudo me trouxe foi a elevação da autoestima. Me tornei uma pessoa muito útil, pois meus colegas me pediam ajuda para estudar e isso me fazia me sentir melhor comigo mesma. É bom saber que têm pessoas que admiram um jeito seu de ser. Isso faz bem para nossa mente.

Bom e como estudar? Tenha interesse e esforço! Mesmo que seja aquela disciplina que você detesta. Tire isso da sua cabeça. Pegue o caderno, leia e tente entender primeiramente. Se envolva. Depois vai lendo, decorando, repita em voz alta ou não, sem olhar para o caderno como se tivesse dando uma aula sobre aquele assunto. Você é o professor! Se tiver dificuldade para decorar, faça isso aos poucos. Mas tem gente que diz que decorar não está com nada não é? Não é desse jeito. Pois quando nós apenas lemos e entendemos do assunto, quando chega na hora da prova dá aquele branco, aquela palavrinha que esqueceu e pronto. Já era! Decorar é bom para nos fazer lembrar de determinados nomes. Mas é necessário entender o que se lê para que sua decoreba seja eficaz. Em caso de cálculos, o jeito é fazer, fazer, fazer, e fazer de novo!

Bom, essa é uma das minhas dicas, espero que gostem. Beijos!

9 comentários:

  1. Muito bom o blog, gostei, acho que é o primeiro que vejo falando sobre estudos :P
    Parabéns. Estou seguindo já.

    Passa lá também?
    http://reload-aon.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. eu tive dificuldades quando estudava
    porque não tinha diciplina nenhuma
    por isso abandonei e hoje me arrependo
    amargamente. gostei das suas dicas
    parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou ^^
      Disciplina é uma coisa difícil de ter mesmo.
      Depois postarei mais a respeito disso :)

      Excluir
  3. Realmente algumas pessoas vão para a escola apenas para '' ir para a escola '' e de fato não para estudar! e de FATO também isto prejudica no futuro, onde a pessoa talvez poderá não ter grau de estudo suficiente para conseguir algum determinado emprego, estou retribuindo sua visita no meu blog e seguindo também! siga também se gostou mesmo do meu blog!? obrigado!




    www.Tec-Gamesbr.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Alguns professores também não ajudam a tornar as disciplinas fáceis de serem compreendidas. Detesto o "decoreba". Isso torna o aprendizado bem mais difícil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah verdade. Alguns professores simplesmente tornam a matéria um verdadeiro CAOS. O que poderia ser aprendido em 1 hora de aula, acaba levando dias/horas para ser entendido.
      A decoreba me ajudou muito viu ^^
      Claro que ela sozinha não adianta nada. Você simplesmente esquece. É necessário entender também. Mas o famoso branco acontecia comigo direto, porque eu somente entendia. Eu esquecia alguma palavrinha e pronto, entrava em um desespero total e esquecia todo o resto. Porque sempre tem umas palavras que não tem jeito você tem que decorar mesmo D:

      Excluir